Ao receber este texto através de um email que recebi, não pude deixar de partilhar, acreditando que posso também levar esta mensagem a muitos lares, pois acredito ser um excelente exercício não só para fazer nas escolas como em casa com os nossos filhos, amigos e até no trabalho...
BULLYING - IMPACTOS INTENCIONALMENTE NEGATIVOS
"Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções:
Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para a pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasgá-la.
As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto quanto possível.
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original.
Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repará-las.
“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”,
"Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre."
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasgá-la.
As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto quanto possível.
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original.
Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repará-las.
“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”,
"Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre."
afirmou a professora.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, assim como os impactos que deixamos nas pessoas… mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, assim como os impactos que deixamos nas pessoas… mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!
Evitem, ajudem e denunciem…"
Evitem, ajudem e denunciem…"
Sejam felizes, sff :-)
Pedro Malaca
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